
O coturno, conhecido em inglês como combat boot, foi a típica bota usada por soldados para proteger os pés em áreas de combate. A sola do sapato, extremamente aderente, tinha o intuito de criar atrito para não escorregar, e o cano um pouco mais alto protegia os tornozelos, dando estabilidade. Na moda, a onda do militarismo trouxe de volta esse modelo de calçado: não só nas passarelas internacionais mas nas nacionais também. Até as lojas populares, cada vez mais rápidas, apresentaram algumas opções de modelos - desde o tradicional aos mais moderninhos coloridos e com tachas.
Fugindo um pouco do estereótipo das subculturas punk e grunge, ele pode ser usado de uma forma bacana e surpreendentemente fashionista.
Antes de tudo, você precisa saber qual coturno vai querer. Existem vários modelos, alguns indo só o tornozelo, outros até o meio da canela e alguns ainda bem altos. Para quem pernas mais grossinhas, quanto mais curto o cano, melhor.
Por ser um tipo de sapato bem pesado, é interessante o contraponto desse estilo com peças leves e femininas, valendo até misturar com estampas florais delicadas. Procure não usar calças pesadas ou do modelo cargo (aquelas largas e cheias de bolsos), porque o coturno já dá essa impressão sozinho e você não vai querer parecer um soldado.
Ele é ideal com peças que deixam as pernas livres (como saias, shorts e vestidos), meias-calça ou uma calça skinny. Combine com sobreposições, pashiminas, peças mais leves e de corte moderno.
Para quem gostou da idéia e decidiu apostar nessa tendência, a Lia Line tem modelos incríveis em sua coleção, disponíveis inclusive para compra on-line em sua loja virtual.
Fonte: Portal LiaLine/por Bianca Carminati
Nenhum comentário:
Postar um comentário