Em seguida, aparece o Nordeste, com 22% da fatia. Na opinião do executivo da Rede Check OK, Antonio Afonso, a região está crescendo e, com isso, aumenta seu poder de consumo e meios de pagamento, criando oportunidades para o varejo.
Para o primeiro semestre de 2012, a expectativa é que o Sudeste continue liderando o ranking. "A região já possui em sua cultura uma melhor aceitação do cheque, tanto por parte do consumidor final quanto do lojista", explica Afonso.
Inadimplência e fraudes
Segundo Afonso, para evitar a inadimplência com cheques, é fundamental que o consumidor tenha o controle dos cheques emitidos e verifique os recursos disponíveis para cobri-los.
No canhoto do cheque, devem ser anotadas todas as informações, como nome do estabelecimento ou pessoa, data do cheque, valor e, no caso de compra parcelada, a quantidade de parcelas. "É importante que o consumidor tenha uma planilha de controle para não esquecer a data dos cheques pré-datados", explica Afonso.
"As compras não podem ser feitas por impulso, tudo é que é comprado por impulso é gasto desnecessário e, na maioria das vezes, o consumidor não honra com a dívida", afirma Afonso.
Já para evitar fraudes com cheques, o executivo aconselha que o consumidor nunca permita que qualquer transação seja feita fora da sua visão, no balcão de atendimento, nos estabelecimentos.
A assinatura dos cheques só pode ser feita após o preenchimento da folha, que deve ser feito ou por um equipamento ou pelo próprio emitente e jamais por um lojista.
Fonte: checkok /InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário